Por webmaster | Seg, 30/01/2023 - 21:13

CIRCULAR 3.2020

Solicitamos o envio dos documentos para a contabilizar na sua empresa. O envio dos documentos é muito importante para a integridade dos livros contábeis e fiscais, além de ssegurar as declarações anuais. É com estes documentos que é possível provar o movimento da empresa.

Os documentos devem ser enviados todo o mês, de preferência no final, juntando todos os documentos que são referentes do próprio mês. Exemplo: Ao final de fevereiro, deve-se enviar todos os documentos referente a fevereiro.

Quais são os documentos? (TODOS RELACIONADOS A EMPRESA)

- Todos os documentos referentes ao Departamento Pessoal (se houver):

  • Holerites assinados;
  • Cartões de ponto assinados;
  • Guias GPS, FGTS, DARF, Contribuição Assistencial, Seguro de Vida, Assistência Médica, com comprovante de pagamento;
  • Recibos de Vale Transporte e Alimentação/Cesta Básica, Recibos de Pagamentos por fora assinados;

- Todos os documentos referentes a Contabilidade:

  • Extratos Bancários (Conta da empresa), e/ou Controle de Caixa (se houver);
  • Despesas com Água, Energia Elétrica, Gás (se houver), Telefone/Internet (se houver), com comprovante de pagamento;
  • Despesas com manutenção ou serviços de terceiros, com comprovante de pagamento;
  • Despesas com compra de imobilizados (móveis, computadores, máquinas, e/ou outros equipamentos utilizados na empresa), com comprovante de pagamento;
  • Despesas com Aluguel, Condomínio, IPTU, Taxas da prefeitura, ICMS, e/ou outras despesas relacionadas a empresa, com comprovante de pagamento;
  • Controle de Estoque – Valor do Estoque Inicial e Estoque Final do mês (se houver);

- Documentos relacionados ao Fiscal:

  • Notas Fiscais de Compras realizadas fora do Estado de São Paulo (quando houver);
  • Notas de Serviços Tomados de empresas que são fora do Munícipio de São Paulo (quando houver);

O que NÃO mandar? (DOCUMENTOS PESSOAIS)

  • Despesas pessoais (Desp. com Água e Energia Elétrica da Residência por exemplo);
  • Despesas com cartão de crédito pessoal;
  • Despesas com faculdade, cursos, ou qualquer outro serviço não relacionado a empresa;

Como enviar? (EMAIL OU FÍSICO)

  • Você pode fazer o envio dos documentos de forma física, ou em pdf por email.
  • Você também pode fazer uma planilha/relatório listando todas as despesas e os valores, com as datas de pagamento, sem a necessidade dos comprovantes.
  • Os extratos bancários também pode ser enviados em pdf por email.

E-mail: contabil@jterra.com.br

Contamos com a colaboração de todos para o envio dos documentos.

Juliana Lopes
Dep. Contábil